THE BEST OF LIFE

Em busca de autonomia

Todo mundo quer alcançar o tão desejado SUCESSO, e para isso cada um de nós tem estratégias (e que geralmente consideramos infalíveis). Obviamente apenas uma pequena porcentagem desse grupo alcança o que desejava e uma parcela menor ainda consegue ir além do resultado. Desde sábado venho com essa interrogação na cabeça; o que fez a pessoa que alcançou os objetivos e o que fez (ou deixou de fazer) a pessoa que não alcançou os objetivos? (não, não gastei meu fim de semana inteiro pensando nisso, relaxem).
Tentei ir além dos livros de auto-ajuda de business, e cheguei num tema que poucos comentam por ser muito abstrato pensou eu; a Autonomia para trabalhar.
Puxei na memória exemplos dos lugares onde trabalhei e me veio uma frase escrita num e-mail de um antigo colega de trabalho falando sobre quando o Presidente da empresa deveria estar em cópia das correspondências do dia-dia. Ele então escreveu: “…o Presidente da empresa deve receber informações apenas quando o assunto estiver resolvido informando o resultado alcançado, e não acompanhar o passo a passo do desenvolvimento de cada atividade”. Com isso em mente me questionei sobre como as vezes pedimos autonomia para nossos trabalhos, mas ao mesmo tempo damos satisfação de cada passo que damos. Daí vocês vão me falar que isso é marketing pessoal! Mas não, não é. Isso dependência, insegurança.
Hoje analisando esse caso, autonomia para trabalhar é fundamental. Mas assim como grandes responsabilidades, autonomia só pode ser dada a que sabe usá-la, quem tem experiência e confiança o suficiente, e não sente necessidade de ver seu nome aparecer a cada 10 minutos em e-mails para toda organização para se sentir como “parte”da equipe.
Aos que têm autonomia para trabalhar, use-a, pois ela é uma boa ferramenta de marketing pessoal. Mas não deixe de comentar seus resultados. Faça-o como um “teaser”, que deixe seus superiores ansiosos aguardando seu sua apresentação, mas não abra muito o jogo, para que seus resultados apareçam de verdade e surpreenda a todos.
Além disso, (descendo mais aos livros de auto-ajuda em business) seja criativo, tenha foco na SOLU ÇÃO do problema, motive sua equipe e esteja sempre perto dela. Ou seja, faça seu papel como líder.
Até mais…

Advertisements
This entry was published on May 31, 2010 at 10:47. It’s filed under BUSINESS, The Best of Life and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “Em busca de autonomia

  1. Luisa on said:

    hmmm onde será q eu conheço esse e-mail???

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s