THE BEST OF LIFE

FILATELIA: HOBBY QUE DÁ DINHEIRO

The British Penny Black is generally acknowled...

Image via Wikipedia

Hoje, 1º de Agosto, é o dia do Selo no Brasil.

O primeiro selo postal utilizado no mundo foi o inglês Penny Black (one penny black), usado na Inglaterra em 6 de Maio de 1840. A ideia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido. O Brasil foi o emissor do 3º selo postal do mundo. No dia 1° de agosto de 1843, foi emitido o selo brasileiro “Olho de Boi” numa série de três valores: 30 réis, com tiragem de 856.617 exemplares; 60 réis, com tiragem de 1.335.865 exemplares; e 90 réis, com apenas 341.125 exemplares.

E justamente por serem utilizados desde longa data, os selos detém valor histórico. Por conta disso os colecionadores de selos possuem muito mais do que simples pedaços de papel que outrora serviram para despachar uma correspondência. Os selos são como pequenas obras de artes que representam datas históricas, comemorativas entre outras funções, e que em sua origem tinham a função de informar as entidades emissoras de correspondência que determinado item, a ser despachado, teve seu envio pago na origem.

Pesquisas realizadas pelo Linn’s Stamps News, calculam que o mercado de vendas de selos, só nos Estados Unidos, movimenta mais de 1 bilhão de dólares por ano, envolvendo cerca de 7 milhões de colecionadores.

Dito isso, seguem alguns parâmetros para identificar o valor dos selos:

  • Volume emitido
  • Data de emissão
  • Estado de conservação do selo
  • Valor de mercado: Pode ser encontrado em sites ou catálogos de filatelia

Participar de Clubes de filatelia é interessante para conhecer mais sobre os selos e também sobre o mercado, além de ser um meio para conhecer compradores e vendedores de selos.

Existem diversos tópicos que discutem a questão do valor de mercado VS valor de compra dos selos. O que percebemos é que, assim como na compra e venda de ações na bolsa de valores, quem compra e vende selos costuma especular bastante. Sendo assim, seus participantes devem ter bons conhecimentos do mercado de selos assim como noções de como atuar em um processo de negociação, podendo assim atingir seus objetivos com mais propriedade.

http://www.americanstampdealer.com

http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br

http://www.stampmasteralbum.com

http://www.fefiesp.com.br

http://www.linns.com/

Advertisements
This entry was published on August 1, 2011 at 08:00. It’s filed under BUSINESS and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: