THE BEST OF LIFE

O QUE FAZ TUDO ISSO DAR CERTO?

System map

Image via Wikipedia

Quem nunca se perguntou sobre o porquê das coisas darem certo para alguns e não tão certo para outros?

A pergunta cabe em MUITAS situações, mas como essa é a coluna de negócios, eis aqui as diferenças básicas sobre esse assunto nesse ramo:

  • OBJETIVO: Se compararmos o mundo dos negócios com uma viagem de carro pode-se dizer que só alcança o destino desejado quem sabe aonde precisa chegar, e infelizmente nos negócios não tem GPS que trace a rota exata, detectores de radar e velocidade. Portanto decidir-se quanto aos seus reais objetivos é o ponto de partida.
  • METAS: Ainda usando a comparação acima, trace um caminho a ser seguido e prepare se para eventuais mudanças de rota, mas não desanime com isso. Preocupante é ter pouca ou nenhuma idéia de como e quando vai chegar lá. Nesse caso, cada minuto que você perde tentando achar o caminho significa que você está perdendo dinheiro e tempo.
  • EXECUÇÃO: Assim como numa prova de Rali onde uma pessoa guia o carro e a outra da as coordenadas, deixe bem clara a função de cada pessoa envolvida nesse percurso, e as cobre resultado.
  • EQUIPE: Como já mencionado num post anterior desse blog, nenhum outro fator é tão preponderante para o sucesso ou fracasso de um projeto do que a composição da equipe que irá trabalhar nele. Portanto tenha certeza de escolher as pessoas certas para cada função.

Resumir algo tão complexo e estudado em apenas algumas linhas seria extremamente arrogante da minha parte e não é essa minha intenção, por isso recomendo a leitura assídua da Harvard Busniess Review. A HBR é a publicação mais respeitada no mundo dos negócios. TODO o resto que é escrito sobre negócios deve ser analisado com muito cuidado ou descartados definitivamente no caso dos livros de auto-ajuda em Busniess.

Uma ótima semana a todos!

Advertisements
This entry was published on August 15, 2011 at 10:30. It’s filed under BUSINESS and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s