THE BEST OF LIFE

LUCRO DE GENTE GRANDE

Reunidos pela internet, pequenos investidores da classe média agora podem juntar forças –e suas economias– para aplicar em fundos de investimento e em CDBs (Certificados de Depósito Bancário) de alto rendimento, mas com barreira de entrada na casa de R$ 300 mil.

São aplicações sofisticadas, com custos baixíssimos, feitas por gestores estrelados (a maioria independente dos grandes bancos), mas que estão disponíveis somente para dar atendimento personalizado àqueles que investem milhões.

No caso dos fundos de investimento, a saída encontrada para viabilizar os “investimentos coletivos” de centenas de pequenos tíquetes foi criar “fundos de fundos” que aplicam exclusivamente no veículo alvo da aplicação.

Esses fundos funcionam como um espelho da aplicação alvo, replicando a variação exata das cotas, com as mesmas regras de aplicação e políticas de resgate.

Além do rendimento e da performance diferenciados, o pequeno investidor tem a vantagem de partilhar a mesma qualidade de serviço oferecida aos grandes aplicadores que, em tese, exigem mais transparência e têm um poder de barganha maior em eventuais disputas com os gestores de recursos.

Trecho de reportagem da @folha_com e está no caderno de hoje do Jornal Folha de São Paulo.

Advertisements
This entry was published on September 12, 2011 at 11:03. It’s filed under BUSINESS and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: